sexta-feira, 1 de julho de 2011

Massagem para refluxo




Liguei para a senhora que fazia massagens e só depois contei para o meu marido. Ele foi um pouco contra no começo, pois o pediatra já havia falado que não iria adiantar, mas depois aceitou tentarmos e nos levou até a casa dela.

Ela mediu a barriga do Samuel e disse que ele tinha o estômago muito aberto, mas prometeu que com algumas massagens ele iria melhorar. Ela disse também, que ele tinha bastante cólica e receitou um outro chá que eu não conhecia, disse também que ele tinha dor no ouvido e indicou umas gotinhas também. Meu marido não queria comprar de jeito nenhum nada do que ela receitou, pois como ele mesmo falou e eu até concordei, ela não era médica.

Mesmo com medo, comprei o remédio do ouvido e o chá para a cólica. Fiz tudo como ela falou, pra ver se ele melhorava. Inclusive ela até me deu dicas de como eu deveria trocar a fralda. Eu levantava as duas pernas pra colocar a fralda embaixo do bumbum e ela me alertou que crianças com estômago aberto, não poderia lidar daquele jeito. Eu teria que apenas virar de lado, colocar a fralda embaixo do bumbum e virar para o outro lado, sem levantar o bumbum. Outra dica que ela deu, foi quanto à amamentação. Segundo ela, o bebê sente ainda mais cólica, quando engole ar enquanto mama, ou seja, quando tem que parar de mamar para respirar pela boca. Por isso, ela me ensinou a pingar Sorine no nariz dele, esperar uns 15 minutos e somente depois amamentar, para que assim ele possa mamar tudo que precisa, respirando pelo nariz.

Claro que nem sempre dá pra fazer isso. Tem horas que o bebê estar morto de fome e aos berros, como vou o fazer esperar 15 minutos? Mas comecei a sempre pingar o sorine antes de amamentá-lo.

Outra dica dela foi quanto a minha alimentação. O pediatra garantiu que eu poderia comer de tudo, que era mito esse negócio que a comida que a mãe ingeria, tinha influência na cólica do bebê. Mas ela falou exatamente o contrário e me deu uma dieta super restrita, onde eu poderia comer basicamente: frango com apenas sal, arroz ou macarrão sem molho de tomate ou temperos fortes, leite somente de soja e bolacha ao leite. Nada de bolacha recheada, leite de vaca e seus derivados, nem pão ou carne vermelha. E agora? Em quem acreditar? Escolhi tentar fazer tudo como ela falou, para ver se funcionava. Não custava tentar!

A primeira noite foi uma maravilha! Inacreditável! Ele dormiu a noite todinha, acordou somente às 6 horas da manhã! Parecia um sonho! Eu dormi uma noite toda! Era um milagre! Fiquei aliviada, pois se desse algo errado, eu que havia insistido para levar ele na tal mulher. Ufa! Deu tudo certo!

Entretanto nossa felicidade durou pouco. Na noite seguinte, ele voltou a chorar muito novamente. Ele só dormia a noite toda, quando levávamos nela. E não dava pra levar todos os dias. Primeiro porque era cara a massagem e segundo porque  ela era sempre cheia de clientes.

Fizemos todas as massagens como ela recomendou, acho que era dia sim e outro não, não lembro direito, ou duas vezes na semana, não me recordo. Ao final de algumas massagens, dizia ela que estaria tudo resolvido. Era só manter ele enfaixado por mais 15 dias e pronto, o estômago ficaria fechado. 

Outro cuidado que ela nos alertou, foi quanto ao modo pra pegar ele no colo. Nunca pegar embaixo dos braços, ou seja, pelas axilas, mas colocar uma mão na cabeça e outra no bumbum. Era bem difícil pegar ele assim e nem todo mundo aceitava quando eu falava. A maioria, principalmente as pessoas com mais idade, se achavam “os experientes” e não davam ouvidos a uma mãe de primeira viagem. O discurso era sempre o mesmo: “já criei três filhos, tu acha que eu não sei pegar uma criança no colo?”

Como eu recebia bastante visita e todos queriam pegar ele no colo, e nem sempre do modo correto, precisei refazer as massagens e gastar tudo novamente e passar por todo o processo de idas e vindas na massagista, e novamente recolocar as faixas no estômago.

Por que as pessoas sempre acham que sabem tudo sobre bebês, só porque já criaram seus filhos? Somente a mãe, experiente ou não, sabe lidar com o seu filho, do modo certo ou errado, mas tem que ser respeitada a vontade da mãe. Afinal nenhuma criança é igual à outra. Irritava-me muito quando vinha “as experientes” dizerem como eu deveria fazer as coisas com o meu bebê. Nem tudo que dá certo com uma criança, funciona com a outra. Dar dicas é uma coisa, se achar a dona da razão, a sabe tudo, é outra e isso me irritava muito.

5 comentários:

  1. menina, mentira que tu teve que gastar o dobro e refazer a massagem por conta das metideza dos outros? ahhhh mas eu nem deixaria pegar no colo, se fosse o caso...qto mais pegar de forma inadequada! haha
    bom, eu tive "sorte" nesse aspecto, pq o Pedro não teve refluxo e eu sempre peguei ele por baixo dos braços...não nos primeiros dias né...mas acho que do primeiro mês em diante sim...pq eu nem conseguia pegar ele de outra forma...minha sogra ficava doida, achava que eu tava machucando ele...então na frente dela eu me virava nos 30 e pegava ele de jeito diferente....mas em casa acostumei a pegar ele logo cedo assim...debaixo dos bracinhos...rsrs
    judiaria! tô amando a retrô! conta mais!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu li seu primeiro post e depois, por conta do casamento, já cheguei com o Samuca mascido, em casa =)

    Mas foi OTIMO ler todos os seus posts, queria até que tivesse mais. Vc escreve de uma forma verdadeira, sincera e doce que acalanta. ADOREI!

    Me espere sempre por aqui, viu?
    Beijos, Bi.

    ResponderExcluir
  3. Olá! O Samuel é muito lindo, parabéns! Minha mãe me contou que ela fazia massagens e cantava pra mim quando eu ficava nervosa e chorava, e que funcionava eu ficava calminha e dormia a noite toda! hehe Beijos

    ResponderExcluir
  4. Então oque você acha as massagem realmente deram resultado?

    ResponderExcluir
  5. Oi .. vc tem o numero dela ? Eu já levei dois filhos meus nela e ela é ótima .. porém faz anos , e tenho uma amiga precisando agora e não lembro bem do endereço ,. Se vc puder nos ajudar .. grata !

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...