quinta-feira, 14 de julho de 2011

9º mês e as muitas descobertas



Esse foi o mês que mais marcou, sem dúvidas! Foi cheio de descobertas, boas e ruins, mas com certeza, todas válidas!

Logo no início do mês, levei-o na nova pediatra, a Dra Aline. Essa eu faço questão de citar o nome, porque foi uma benção nas nossas vidas e ainda é, até hoje, a pediatra dele. Logo no início quando eu citei pra ela tudo o que estava acontecendo, ela já fez uma expressão de preocupação e já mandou fazer vários exames para ter certeza das suspeitas dela. Entre os exames, ultra-som no estômago, exame de sangue para anemia, pois ele estava se alimentando praticamente só com o leite do peito e Raios-X da face para ver se ele tinha algum problema, para não respirar bem pelo nariz.

O diagnóstico já era o que ela imaginava. Ele tinha refluxo grau 2, tinha sinusite, renite e adenóide, e isso prejudicava a respiração dele. E o exame de sangue acusou início de anemia. Fiquei apavorada com tantas coisas que o meu filho tinha. Comentei sobre a massagem que eu fiz nele para refluxo, quando era bebê, e ela disse que a massagem só mascarou o problema e não curou. E por falta do cuidado prévio, o tratamento seria mais longo para curar o refluxo e também difícil, pois eu ainda iria o ver vomitando várias vezes, pois eu teria que continuar tentando dar outros alimentos para ele, principalmente alimentos com ferro, devido a anemia.

Ela me ensinou a fazer feijão com beterraba, carne e espinafre, tudo cozido em panela de ferro e batido no liquidificador, para evitar os vômitos. Também precisei comprar vários medicamentos, um para cada tipo de problema descoberto.

Quanto ao meu marido, claro que ele ficou uma fera porque eu não avisei que levaria nosso filho em outro médico, e claro que reclamou porque nosso filho iria começar a tomar muitos medicamentos, o que o outro pediatra era totalmente contra dar tantos remédios para bebês.

Por azar meu, nosso filho teve a primeira febre uma semana após eu ter levado ele na médica, ou seja, uma semana após iniciar os tratamentos. Fiquei péssima com os comentários de culpa que meu marido lançou sobre mim e brigamos feio. Foi uma fase bem difícil tanto para nosso filho, quanto para o meu casamento.

Alguns dias após melhorar a febre, uma grande surpresa! Naquele dia ele simplesmente não quis mamar, eu já estava desesperada porque já eram quase 10 horas da manhã e ele ainda não havia comido nada. Ele simplesmente estava rejeitando o meu peito. Confesso que quase chorei, pensando que meu filho não mamaria mais, mas a nossa nova funcionária, a Fátima que era mãe de dois filhos, pediu para dar uma olhada nele, e colocando o dedo na boquinha dele, logo descobriu o problema. O dente! Juro que chorei de emoção e de alívio! Coloquei nenê dente e logo ele já mamou. Ele estava com dor de dente, só isso! Que descoberta maravilhosa! Estava nascendo o primeiro dentinho do meu filhote, aos 9 meses e um único dente embaixo!

Talvez até para coçar a gengiva, ele começou a colocar o pé na boca. Na verdade, não só o pé, mas tudo o que ele encontrava! Foi a fase que eu comprei vários mordedores de todos os tipos e marcas, para ele brincar e coçar a vontade!

Conversei também com a pediatra sobre o andador e ela liberou somente 15 minutos por dia, e não em todos os dias. Era só para ele ter a sensação de liberdade e ver como seria bom se ele andasse. Nada de forçar o tempo e a natureza dele. E eu concordei e aprovei! O problema era tirar ele do andador. Que reina! Ele simplesmente adorou o novo brinquedo!

Tentei novamente comprar um bico pra ele, porque eu achava lindo criança chupar bico, a também porque quando ele via a prima chupando bico ele queria o bico dela e claro que ela chorava. Mas não teve jeito, ele até ficava com ele um pouco na boca, mas era só o tempo de eu tirar uma foto e ele já cuspia fora. Pra ele bico era só um brinquedo. E hoje eu acho que foi bem melhor assim. Não precisei passar pela fase de “tirar o bico”!

Dados de um arquivo que eu anotava mês a mês todas as evoluções dele, pois meu filho hoje tem 3 anos e eu jamais lembraria de tudo o que aconteceu.
Leia também: http://palavrasparaavida.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Emgrçado que tem mães que ACHAM horrivel, um sacrilégio bebê de vico (aqui no Nordeste a gente chama de CHUPETA), mas eu também acho liiiiiiiiiiiiiindo. Tanto que a minha afilhada, quando nasceu tinha mais chupeta que mamadeira. Hahahahah! Ela ia recusando e eu comprando outra, recusando e eu comprando outra. Até que aos DOIS ANOS ela desmamou do peito e pegou a primeiro das vinte chupetas que ela na frente. Hahaha! E tá, de chupeta.

    Eu acho fofo... e pronto!

    Tanto é, que ela entrou de Daminha com uma CHUPETA DOURADA no meu casamento. Como ela é muito novinha eu achei que ser muito pra ela entrar sozinha, ou melhor com outra cirança, tb da idade dela, mas mas nossa, na frente de tanta gente estranha, sem ter 'ninguem' pra se apioar. Dai eu peguei a chupeta que ela mais gostava, a que ficava aqui em casa, dourei e dei pra ela no dia. A menina enlouqueceu ao ver os brilhos na chupeta e entrou lindamente na Igreja.

    Pow, e sobre o antigo pediatra, vou te contar, viu? VC É FORTE E SEU FILHO SAIU A VC, porque apesar de tanto sofrimento eu so via foto dele rindo, fofo, lindo e lindo. Agora aquele pediatra merecia era um processo, isso é um deleixo, deixar uma criança que chorava sempre, vomitava sempre, fora o SEU estado emocional. Isso nao existe; não mesmo! Abuso e absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu concordo com o comentário da amiga aí de cima...esse pediatra, que eu nem sei quem é, corre o risco de ser até o mesmo que o do Pedro, haha, mas me deu nos nervos. Mas confesso, que me deu mais nos nervos o teu marido! kkkkk
    E homem lá tem que se meter nesses assuntos gente? Tem é quer pagar a conta do médico e pronto. O meu marido é chato, se mete em tudo, participa de tudo, mas nesses assuntos de roupa, médico, escola, enfim...quem escolhe sou eu. Sou mãe né?! Mãe sabe mais das coisas. rsrs
    beijos Keite!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!
    que bom relembrar esses momentos.
    Nossa que descobertas difíceis mesmo, mas tu acabou procurando outra pediatra?
    que fofo ele coçando o dentinho com o pé...ou coçando o pé com o dentinho...rs
    BEIJOS QUERIDA

    ResponderExcluir
  4. eeeeeeeeeei
    Vim aqui te visitar e avisar que no meu blog está rolando um sorteio de um brinco
    rosê e caramelo da minha loja..Acho que você vai gostar !
    E lá também posto muitos looks ;)
    Te espero lá

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...