terça-feira, 2 de agosto de 2011

Infecção Urinária e o fim da amamentação



Quando ele completou 1 ano e 6 meses, descobri que estava com infecção urinária. Nessa época, eu já estava querendo parar de amamentar, por vários motivos. Primeiro porque a própria pediatra recomendou, para que ele pudesse se alimentar melhor, já que ele preferia mamar a comer. Segundo, porque ele acordava até 3 vezes durante a noite e eu demorava a pegar no sono novamente. Ás vezes entre uma mamada e outra, eu nem havia dormido ainda e isso estava me deixando esgotada, já que eu trabalhava das 07h as 21h.

Mas eu não tinha coragem de tirar o “mamazinho” dele, porque eu adorava aquele momento “mamãe e bebezão”. Entretanto uma infecção urinária muito forte me obrigou a parar de amamentar, pois o medicamento era muito forte.

A minha ginecologista que me ensinou como eu deveria fazer para parar de amamentar. Ela me deu duas opções: usar medicamento para secar o leite ou tentar por meios naturais. Claro que eu optei pelo meio mais natural. Fiquei com medo de tomar o tal medicamento e não poder amamentar o próximo filho, não sei se isso pode acontecer, mas por medo, eu nem arrisquei. Então eu conversei com ele, que já entendia, pois já tinha 1 ano e 6 meses, que eu estava com dodói e não poderia mais dar o “mamazinho” pra ele. Claro que ele chorou e eu fiquei com o coração em pedaços, mas eu sabia que durante o tratamento ele não poderia mamar. Amarrei por uns 5 dias uma faixa nos peitos para não vir mais leite e reduzi os líquidos. Em poucos dias meu leite secou e a falta que eu senti dele mamando, fez com que eu engordasse 5kg em 1 mês.

Isso mesmo, engordei 5 kg quando parei de amamentar! Não sei se isso acontece com todo mundo, ou se foi um sentimento de culpa por ter tirado dele, ou saudade de perder o meu bebê. Afinal como ele já andava e estava começando a falar, o que fazia dele um bebê ainda, era o fato de ainda mamar.

E que saudade que eu sinto de amamentar... 

Por incrível que pareça, após o tratamento eu até mostrei pra ele o peito, para ver se ele ainda pegava, mas ele ficou com nojo. Como pode em poucos dias, ele ficar com nojo do alimento que ele mais adorava!

Hoje com quase 3 anos e meio, ele brinca que é neném e vem no meu colo, fazer de conta que está mamando, mas se eu ameaço abrir a blusa, ele já diz : "ui, mãe que nojo!"


3 comentários:

  1. Haha, eu adoro os teus relatos Keite! Eu amamentei o Pedro até os 6 meses e meu leite foi secando naturalmente...no último mês ele só pegava o peito e dormia...era mto bom pra fazer ele dormir...hehe
    Foi o tempo que deu...que a natureza permitiu...e adorei tb...era um pouco cansativo as vezes, mas mto gratificante! beijocas!

    ResponderExcluir
  2. me vi nesse seu relato tambem tive q desmamar meu filho pq ele não queria comer e ja tinha 1 e 5 meses
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Keite!!
    Me deu uma dor no coração em ler essa postagem. Quando vou dar de mamar para o meu bebê também digo "mamazinho" e sei que daqui uns meses esses momentos vão acabar. Espero estar preparada. Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...