sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As novidades do 1º ano de vida e como eu tirei as fraldas dele



Vamos ver se eu lembro...

Antes de entrar na escolinha eu já estimulava ele com brinquedos educativos de encaixe, mostrava os números e letras, tudo bem colorido e de uma forma bem divertida. Ele adorava um joguinho de madeira que tinha letras e números que encaixava. Todos ficavam admirados, pois ele acertava todos. Claro que ele não sabia nem números e nem letras, mas sim decorava qual letra ou número encaixava no desenho correspondente.

Hoje com 3 anos, ele tem uma percepção muito aguçada. Qualquer mudança que eu faço na loja ou em casa, ele percebe tudo. E tem uma facilidade incrível para decorar letras de músicas. Fui muito criticada pela família por dar tão cedo brinquedos educativos para ele, mas não sei se foi tão ruim assim. Acho que a esperteza dele de hoje, um pouco é pelo estímulo desde pequeno.

Quando ele começou na escolinha, tinha apenas 1 ano e 4 meses e lá aprendeu muitas coisas. Foram muitas evoluções, para minha surpresa. Eu não tinha noção do quanto é importante a escolinha na vida de uma criança. Eu pensava que lá ele iria apenas brincar com outras crianças, mas vai muito além.

Em poucos meses ele aprendeu a falar corretamente mamãe e papai. Quando ele entrou, ele já falava algumas coisas, mas tudo muito enrolado. Durante o ano, aprendeu a falar praticamente tudo, enrolado, mas conseguia se expressar para pedir ou reclamar tudo que queria. Foi uma fase incrível ver meu filhote falando tudo.

Aprendeu a contar até 5. O desenho que ele mais gostava de assistir nessa fase era o Cocoricó. Ganhou de presente no Natal o Júlio e o Astolfinho, personagens do desenho, entre outras coisas, que eu nem lembro mais.

Parou de usar fraldas com 1 ano e 11 meses... e foi super simples e fácil. Conversei com ele um mês antes sobre o assunto. Eu dizia que estava muito caro comprar as fraldas, que se ele fizesse xixi e coco no piniquinho sobraria mais dinheirinho, para comprar brinquedos para ele e assim por diante. A cada troca de fralda, eu falava sobre o assunto. Comecei a mostrar que o papai e a mamãe usavam o banheiro e como era legal dar “xau” para o xixi e o coco ir embora. Essa era a parte que ele mais gostava.

Então marquei o dia que ele pararia de usar a fralda e mostrei no calendário para ele. Todo dia eu mostrava para ele, através de risquinhos no calendário, que estava chegando perto o grande dia, que ele seria um moço.

Quando chegou o dia, ele já estava preparado e a minha casa também. Tirei todos os tapetes e coloquei protetor no colchão da cama dele. E eu também estava preparada para encarar essa grande mudança em nossas vidas. E foi fácil, super fácil.

O dia marcado foi numa sábado, pois eu poderia dar maior assistência em casa pra ele. Quando ele acordou, eu tirei a fralda e falei que ele nunca mais iria usar fralda e mostrei como era muito melhor ficar só com a cueca, igual ao papai. Ele amou a comparação.

Claro que ele fez coco e xixi no primeiro dia na cueca e lógico que eu quase desisti, mas fui forte e ele também. Cada vez que ele fazia na cueca eu mostrava o quanto eu ficava triste e quando ele pedia e fazia no pinico, ele ganhava um presente e eu fazia a maior festa. Gritava, batia palmas, jogava ele pro alto e chamava todos para contar e isso o deixava muito orgulhoso e feliz. Fiz vários embrulhos de presentes e coloquei numa caixa e cada vez que ele pedia e não fazia na calça, ele podia ir lá e escolher um presente. E deu certo! No domingo ele já fez poucas vezes na calça. E na segunda menos ainda e na terça nem fazia mais na calça. Fez apenas 1 ou 2 vezes na cama e depois pronto! Tudo voltou ao normal na minha casa. Os tapetes voltaram e eu fiquei muito orgulhosa do meu pequeno que aprendeu direitinho a usar o banheiro.

Próximo post sobre o 2º ano de vida... Aguardem!

3 comentários:

  1. Olá! Que fofo Samuel no vaso sanitário!!! rs Segundo minha mãe, ela me levava no vaso e eu não fazia nada, aí do nada eu fazia xixi no chão e ainda ficava apontando e dizendo "ó, ó!!!" hahaha Mas isso aconteceu poucas vezes, já que ela me chamou atenção e logo eu aprendi a usar o pinico e depois o vaso.
    Beijos e bom fim de semana
    http://mazettid.blogspot.com/
    @mazettid

    ResponderExcluir
  2. Oii Kate!!!
    Seu filho é muito lindo, parabéns!!!
    Ainda não tenho filhos, mas um dia terei!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ah menina...que benção heim?! O Pedro até hoje faz xixi na calça....e na cama ele parou de fazer ano passado, pq o Fá se comprometeu a levantar toda noite, duas vezes por noite pra levar ele no banheiro. Eu controlo os líquidos antes de dormir, mas confesso que sou mto dorminhoca e nas noites que ficou por minha conta levar ele no banheiro, nem acordei!! rsrs
    Mas na calça ele fica segurando, pra não parar o que tá fazendo pra ir fazer o xixi...quase todos os dias é cueca molhada! Eu já briguei, já conversei, já chorei, já disse que Jesus quer que as crianças obedeçam os pais, já ameaçei contar pra professora (ele morre de vergonha) e nada! mas diz o pediatra que até 6 anos é normal. Então vamos aguardar mais um pouco...daqui 3 meses ele completa 6! rsrs
    beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...