quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Que herança você vai deixar para seu filho?



Esse foi o questionamento de um vídeo que eu assisti ontem e que mexeu muito comigo. Que herança vou deixar para meu filho? Carro, empresa, bens materiais? Tudo isso ele pode perder em pouco tempo e bens materiais e dinheiro não trazem a verdadeira felicidade.

Dinheiro pode trazer muita coisa, inclusive amigos e até mesmo, momentos de felicidade, mas não uma felicidade verdadeira. A felicidade verdadeira, não depende de acontecimentos, ela está dentro de nós ao acordamos, independente se o dia amanheceu com um lindo sol ou com muita chuva.

Comecei a refletir sobre tudo que eu ouvi no vídeo e me veio à lembrança uma conversa que eu tive com meu filho. Ele estava me contando que estava gostando de uma menina da sala dele, e eu muito interessada e empolgada com o assunto, comecei a brincar com ele, e perguntei se ele iria casar com ela. A resposta dele me deixou preocupada. Ele respondeu que nunca iria casar! E essa resposta foi de um jeito muito decidido, o que me preocupou ainda mais. Perguntei novamente o motivo de tal resposta, e ele disse que casamento era muito ruim. Ruim? Porque ruim? Porque tu e o pai gritam muito e brigam direto!

Imagina uma mãe em estado de choque. Fiquei muito preocupada, mas até pensei, tentando talvez não me sentir tão culpada, que ele só tinha 3 anos e que isso iria mudar com  o tempo.

Entretanto, o vídeo que eu assisti ontem, me fez repensar sobre o assunto. Que herança eu vou deixar para o meu filho? Que casamento é ruim? Que ele não deve se casar? Que não deve constituir uma família? Sendo que eu sei, que família é o maior projeto de Deus!

Então no mesmo vídeo, ela falava de um versículo que diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mateus 28,19. Na pregação ela disse mais ou menos assim: Fazer discípulos, não é necessariamente pregar o Evangelho de Jesus para pessoas que não o conhecem. Fazer discípulos é educar o seu filho também, porque seu filho é o principal discípulo que Jesus lhe confiou.

Isso entrou como uma faca em meu peito. O que eu estava fazendo com o principal discípulo que Jesus me confiou? Estava ensinando indiretamente que é ruim “ser família”!! Como errei nesses últimos 3 anos e meio!! Meu marido e eu brigamos muito e muitas vezes na frente do Samuel, e na maioria das vezes, por causa do Samuel. E tudo isso, sem percebermos o quanto estávamos fazendo mal ao nosso filho!

A idade que o Samuel está hoje, 3 anos e meio, é a fase em que ele mais absorve tudo que está ao seu redor. É nessa fase que está sendo moldado o seu caráter. Por isso que é muito importante ele ver bons exemplos. É extremamente importante ele crescer num lar onde reine o AMOR, a COMPREENÇÃO, o CARINHO... e não vendo brigas e discussões!

Ontem comecei a fazer um mini culto familiar, como aprendi no vídeo. Peguei uma bíblia infantil que eu tinha em casa e que eu nunca tinha mostrado para ele, e comecei a ler. São 365 histórias de Gênesis à Apocalipse, escritas de uma forma que a criança possa entender a palavra de Deus, desde pequena. Eu tinha um tesouro em casa que eu nunca tinha mostrado para o meu filho. Quanta negligência minha!

Antes, nós deitávamos na frente da TV e ali adormecíamos sem nem ao menos agradecer a Deus pelo dia que passamos. Mas ainda há tempo, para eu mudar isso e criar bons hábitos em meu filho, porque o que ele aprender agora é o que ele vai carregar para o resto de sua vida.

Estou extremamente envergonhada, por me dizer “cristã” e envergonhar o nome do meu Senhor Jesus com maus exemplos ao meu filho. Mas creio que nunca é tarde para acordar e mudar. Chegou a hora de eu ser LUZ na minha casa.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22,6

O meu casamento não é perfeito, mas tem solução! E a solução está em Jesus! Envergonha-me muito expor isso em público, porque eu sei que muitos que um dia lerão isso, ficarão surpresos por conhecerem a nós e saber que somos evangélicos. Mas eu creio também, que viver atrás de uma máscara, que tem uma vida perfeita e um casamento perfeito é muito mais vergonhoso. Creio também que buscar ajuda e reconhecer um erro é digno do perdão de Deus. E é o que Deus pensa de mim, que mais me importa. Espero que esse texto, na qual estou me expondo dessa forma, sirva para que, mais alguém possa abrir os olhos e mudar de atitude com seu filho. Porque as crianças de hoje, são o futuro de amanhã! E é responsabilidade sua, pai e mãe de hoje, como será o futuro de amanhã. Pense nisso!

E você? Qual herança vai deixar para seu filho?

9 comentários:

  1. Que benção poder saber que existem mães tão preocupadas com valores tão importantes e principalmente, que estes valores estão ligados à palavra de Deus!

    Confesso que escrevo em alguns post no meu cantinho e sinto a necessidade de incluir a palavra do Senhor, afinal, sem Jesus não há transformação.

    Fiquei muito feliz em ler um texto que me identifiquei demais!

    Vamos continuar assim, não é fácil, mas é correto!

    Fica na paz! Beijos, Má
    www.monmaternite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou visitando e já amei, Sempre escuto na minha igreja: um pai e uma mãe que não educar o filho na palavra de Deus não estará dando nada de educação pra seus filhos... sem comentários né... vou te seguir!!!! Cris
    http://olhopreguicoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai minha querida!! Quanta alegria em saber que te causou impacto o vídeo!! Era essa a intenção!! Deus é maravilhoso!! Parabéns! Eu fui tocada da mesma forma...e tb ando realizando mini cultos lá em casa...DVDs, historinhas...o que posso usar...
    beijo Keite! Deus nos ajude!!

    ResponderExcluir
  4. acabei de encaminhar pra minha irmã! ;)

    ResponderExcluir
  5. Vcs por acaso, fazem idéia da minha felicidade em ler tudo isso??? há mto tempo, eu e o Fabio sempre oramos com a Clara antes de dormir, conversamos com ela a respeito de Jesus... evitamos brigar na frente dela, lemos a bíblia com ela! Cuidamos com as palavras... mesmo assim a gnt comete tantos erros... e esse video foi mto impactante pra mim! E to mega feliz de ter tido coragem de carregá-lo no youtube e mandar pra vcs... pouco tempo tenho estado na internet, meu tempo anda bem curto... mas assim como este video impactou a vida de vcs, por favor, ajudem mais familias!
    Estarei sempre orando por vcs!
    Keite, mto lindo seu post, sou como vc, não tenho vergonha nenhuma de admitir q meu casamento não é uma lua-de-mel diária! Somos falhos... mas Jesus muda tudo, pode ter certeza! Sou casada há quase 6 anos, mas estou vivendo bem de verdade de uns 2/3 anos pra cá.... passei mtas dificuldades, e tbm mtas vezes por conta da educação da Clara... o pai da uma ordem, a mãe da outra! Isso gerou bastante conflito, e saiba, ainda gera! Mas Jesus tem transformado tudo isso... e Hoje minha vida tem sido uma bençãO...
    Oração... essa tem sido a chave principal da minha vitória... Jesus q tem me dado as estratégias corretas, do q fazer, em que momentos fazer...
    Hoje mais ainda estou grata a Deus! Glórias a Ele sempre....
    Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  6. Keite, como vc escreve bem menina! devia ter feito jornalismo! hehe

    realmente o vídeo é maravilhoso e eu fico feliz em ver como vc reconheceu seus erros e se voltou imediatamente para Jesus! Teu filho é uma benção, ele é muito lindo! Deus abençoe vc, seu marido e seu filho. amém!

    ResponderExcluir
  7. Oi, seu blog é lindo!!!!
    Já estou seguindo !
    Espero a sua visita !
    Beijão da Marta

    ResponderExcluir
  8. Keite, esse seu texto/depoimento é super importante, talvez, mães de crianças tão novas nem imaginem o quanto isso é sério... posso dizer com toda experiência de quem já tem uma filha de 16 anos que a relação dos pais é crucial para a criança; num período em que eu e meu marido brigávamos muito, minha filha dizia preferir os pais separados do que presenciar nossas brigas diárias! Somos modelos sim para nossos filhos e nossos atos é que são importantes para eles e nem tanto o que falamos... depois, futuramente os percebemos briguentos e egoístas e não entendemos porque são assim...

    Tem lançamento no Funny Paper!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  9. Ola Keite, adorei o seu post.
    E temos algo em comum o Samuel rsrsrs
    E domingo eu fiz o curso de batismo dele e foram ditos todos esses questionamentos que vc faz no post.

    Adorei e já estou te seguindo.
    Espero a sua visita no meu blog.

    cantinhodosam.blogspot.com

    bjks

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...