sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprendendo a economizar desde pequeno...

Esse é o primeiro brinquedo que ele compra com seu cofrinho. Olha a carinha de felicidade e realização! Eu acho muito importante ensinar a criança desde pequena o valor do dinheiro. Eu fui criada assim, e por isso estou repassando para o meu filho.

Meu pai nunca foi de dar dinheiro fácil, tínhamos que realizar alguma tarefa para ganhar um dinheirinho. Creio que essa é uma ótima herança que um pai pode deixar para um filho, ensinar a dar valor ao dinheiro, mostrar que custa suor ganhá-lo, que não vem fácil.

Por enquanto, como o Samuel ainda é pequeno, não damos tarefas para ele executar, apenas cobramos bom comportamento. Se não fizer reina, obedecer e receber elogios na escola, ganha moedinhas para o cofrinho.  Caso contrário, perde alguma coisa que ele gosta. Por exemplo: fica sem ver desenho, ou tomar iogurte por algumas horinhas, ou fica proibido de dormir na casa dos avós.

Meu marido é o guardião do cofrinho e principal contribuidor, mas convidados todos da família para contribuir também. Rsrsrsrsr. Quando meu marido tem moedinha, sempre faz nosso filho colocar no cofrinho, para ele ver que a quantidade está aumentando. E fazemos questão de mostrar que ele está ganhando por bom comportamento.

Esses dias ele viu essa pista de corrida dos Carros na Havan e achou o máximo, e claro, pediu de presente. Então explicamos para ele, que era muito cara, mas que ele poderia economizar suas moedinhas, pedir mais para os avós e se comportar, para ganhar mais moedas de nós, que ele mesmo poderia comprar. Ele amou a idéia de comprar com o próprio dinheiro. E assim fizemos, quando chegou ao valor, explicamos para ele que já dava para comprar a tão sonhada pista. O problema foi ele entender que teria que dar todas as moedas! Rsrsrsrsrsr. Mas isso foi muito importante para ele entender o quanto era cara, pois para comprar ,teria que usar todas as moedas!

E está ai, essa carinha linda e feliz por ter conseguido comprar, com seu próprio dinheirinho  o primeiro brinquedo. Seu primeiro investimento de muitos que ainda virão...

Fica a dica meninas!!


3 comentários:

  1. Que fofo!! E que compra heim?! Em se tratando de Havan, deve ter sido bem carinho mesmo!! Rsrsrs
    Amiga, lá em casa tb é assim. Pedro tem o cofrinho dele que ele ganhou bem pequeno e sabe que pra comprar tem que economizar. Eu digo sempre pra ele que mamãe e papai trabalham todos os dias, no começo do mês recebem um tanto de dinheiro, e esse dinheiro tem que durar o mês todo e ser usado pra tudo: comprar comida, gasolina pro nosso carro, pagar a escola que ele estuda, roupas que nós vestimos e as coisas boas tb, como cinema, lanche no shopping, brinquedos! POr isso tem que gastar um pouquinho por vez, senão ficamos sem dinheiro pras outras coisas! Ele entende super bem...mas usa sempre as moedinhas dele pra comprar Kinder Ovo e as bolinhas de borracha na maquininha lá do Angeloni...mas tudo bem...cada um investe no que acha mais interessante né?! Rsrs
    Beijo! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Poxa prima, que legal... Concordo com vc, é muito importante ensinar desde pequenos o valor do dinheiro... Eu imagino a alegria dele comprando o tão sonhado brinquedo... Mas me conta, vcs pagaram mesmo com as moedinhas??? Chegaram no caixa e despejaram um monte de moedas??? rsrsrs ia ser engraçado ver a cara da vendedora... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olááááá...passeando por esse mundo blogueiro me deparei com o seu e adorei! Vc pra mim já é uma mamãe experiente!!! Vou te seguir!
    Bjos! -

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog!! Beijinhos...