segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Samuel e amada priminha Lauryn

Nunca vi primos para se amarem tanto quanto esses dois! Na minha infância, pelo o que eu lembro, eu não ficava mais do algumas horas sem brigar com meu primo. Era pior que cão e gato! Meu pai chegou a me proibir de ir nas férias para a casa da minha vó, se o meu primo estivesse lá, porque brigávamos muito e isso irritava meus avós.

Entretanto esses dois, são só love. Claro que as vezes rola uma briguinha, mas logo já estão se beijando. Esse final de semana, minha cunhada foi busca-lo para brincar com a priminha na casa dela. Quando fui pegá-lo na casa da prima, estava todo facinado porque passou a tarde com a Lau. É tanto amor que eu fico impressionada.
Será que é por isso que ele sonha tanto em ter uma irmã? Será que na cabecinha dele, terá uma espécie de prima Lauryn em casa só pra ele? 

Hoje quando fui levá-lo para a escolinha ele pediu se poderia ir novamente na casa da prima no próximo sábado. Então eu dei a idéia dele convidar a prima para ir na nossa casa, que eu fazia gelatina para eles. Sabe o que ele respondeu? Gelatina eu já comi na casa da Lau, faz um bolo de cobertura colorida!

Claro que a mamãe faz, neh! O que não fazemos para ver um sorriso na face de nossos pequenos!

Beijão e ótimo início de semana à todas!

OBS: Obrigada à todas que comentaram no blog sobre a minha dúvida quanto a imaginação do Samuel. Graças a Deus foi só aqueles dias mesmo, depois ele esqueceu. Acho que ele ficou impressionado com a minha felicidade ao saber da notícia do nascimento da filha da Cris e creio que quis a minha atenção ou até mesmo me proporcionar uma felicidades extra!! Vai saber o que passa na cabecinha das crianças!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Viajando na imaginação...

Boa tarde meninas!!

Ontem recebi a notícia que uma amiga que estava grávida havia ganho seu bebê. Fiquei muito feliz com a notícia, pois eu já estava preocupada, a data prevista pela ultrasson era dia 17 e somente ontem, que o bebê finalmente nasceu. Graças à Deus está tudo bem.

Acredito que a notícia mexeu com a imaginação do Samuel. Primeiro porque ela ganhou uma menina e é o sonho dele ter uma irmã, e segundo porque como ela trabalha aqui comigo, ele acompanhou todo o crescimento do bebê dentro da barriga.

Enfim, ontem ele começou com uma história de irmã imaginária e eu fui na onda dele na brincadeira. Na fantasia dele, a irmã tão sonhada, já existia e era um bebezinho. Brincamos e viajamos na imaginação. Acreditam que eu dei até banho na irmãzinha imaginária! Sem falar que eu amamentei e tudo. 

Foi muito legal e divertido imaginar que eu tinha 2 filhos e que na imaginção, eles se amavam e tudo era perfeito! Que bom se fosse assim, neh!! Afinal nem precisei trocar fralda e muito menos acordar de madrugada nesse frio!! rsrsrsrs

O Samuel chegou a pegar no sono imaginando que estava dormindo com a irmã. Hoje pela manhã, eu estava tomando café, quando ele acordou, me deu "bom dia" e veio no meu colo, fazer "aquela" manha matinal. Coloquei ele pra ver desenho e nem lembrava mais da brincadeira da noite passada, mas ele ainda estava brincando de irmã imaginária... Então sem eu esperar, ele vem com essa: " Mãe, estou escutando um chorinho, acho que a Ana Beatriz acordou!"

Como uma boa mãe, lá fui eu buscar minha filha imaginária e colocar ela pra ver desenho com o irmãozinho de verdade! rsrsrsrs Quando fui levar o nescau dele, tive que levar um para a "irmã" também! Então comecei a ficar preocupada. Será que faz bem brincar assim com a imaginação? E se ficarmos malucos e começarmos a acreditar que realmente temos em casa um bebe imaginário?? rsrsrsrsr

Agora falando sério, será que é saudável isso? Porque ele continua brincando e acreditando que existe uma  irmã. O que vocês acham? É só uma brincadeira de criança ou posso começar a me preocupar?

Eu já conversei com ele hoje pela manhã, que era só uma brincadeira e que não existia uma irmã, mas será que ele realmente entendeu?

Beijos meninas e ótimo final de semana... Aguardo a opinião de vocês!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Finalmente acabou a Retrospectiva... Agora só novidades atuais!




Meta cumprida! É assim que eu me sinto! Sempre tive vontade de guardar de recordação todas as fases do Samuel, para se um dia ele tivesse interesse, poder saber como tudo aconteceu quando ele era pequeno. E também para eu poder lembrar do quanto foi gostoso ver meu filho crescer.

Agora estou em dia com minhas recordações e daqui para frente vou registrando todas as novidades dessa idade de 3 anos e meio.

Hoje no carro, quando eu vinha para o trabalho, ele veio conversando comigo e “viajando na imaginação”, de como seria se ele tivesse uma irmãzinha. Eu fico impressionada com a vontade que ele tem de ter uma irmã. E tem que ser menina! Ele vinha falando, que quando ela chorar de noite, não precisa eu levantar para ir ao quarto dela, eu posso ficar tranqüila, que ele mesmo levanta e vai lá conversar com ela que não precisa chorar, não precisa ter medo, que ele é o irmão mais velho e vai cuidar dela.

Me diz se existe menino mais fofo na face da terra? Aiiixx me derreto, neh! Tá bom, eu sei que toda mãe acha o seu filhote o mais fofo e o mais especial! Mas eu morro de orgulho desse meu filho.

Ele é assim sempre. Muito carinhoso, prestativo, obediente e tem uma imaginação... Simplesmente amo demais!

Acho que eu preferia passar trabalho tudo dinovo quando bebê, para ter outro filho assim, igual ao Samuel. Claro que isso também é fruto da educação que eu dou pra ele, e do carinho que ele recebe. Eu acredito que os filhos são reflexos dos pais, do ambiente que ele vive e de tudo que ele absorve ao seu redor.

Afinal a gente só pode dar o recebe!

Bjuuuuu

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

3 anos e 6 meses



A festinha de 3 anos resolvemos fazer na escolinha, para ele curtir com os amiguinhos. Colocamos cama elástica, piscina de bolinha e tudo que ele tinha direito e nós condições de pagar! Foi muito legal e ele adorou!

Infelizmente devido a algumas decepções com a diretora da escolinha, precisei tirá-lo e trocar de escola no mês de março desse ano. Na escolinha antiga ele estudava com crianças de 4 anos e estava acompanhando direitinho, por ser muito inteligente. Entretanto, apesar do meu orgulho, comecei a perceber que estava fazendo mal para meu filho. Como ele tinha 3 anos e os amiguinhos estavam completando 4 aninhos, ele era o mais novinho e menor da salinha e isso estava gerando um complexo de inferioridade nele. Ainda bem que percebi a tempo, e com o probleminha que aconteceu com a diretora, tudo contribuiu para a solução do problema!

Na nova escola, ele foi para a salinha de crianças que completam 3 anos no ano de 2011. Eu pensei na minha ignorância, que 2 meses não fariam diferença, pois meu filho faz aniversário em fevereiro e minha sobrinha em dezembro, e quando eles estudaram na mesma escola em 2010, eu queria que ficassem na mesma sala. A Lauryn, como fazia aniversário em dezembro, ela se encaixava na turminha de maior idade e pensei que seria o ideal eles estarem juntos. Puro engano! Só prejudicou o meu filho. Ela queria brincar com as meninas e ele queria ficar perto dela, e quase sempre eles se brigavam e ele chegava em casa reclamando e ficava muito triste, mas eu não entendia a gravidade da situação.

Mamães, um grande alerta, fiquem atentas as tristezas de seus filhos e suas reclamações, nem sempre é algo normal. Na antiga escolinha, quase sempre ele chorava quando eu o deixava, mas eu jurava que era pura manha para ficar comigo. Entretanto só caiu a minha “ficha”, quando eu troquei de escolinha esse ano e percebi que na nova, ele não chorava. Nesta escola, ele estuda com crianças da idade dele, onde ele é um dos mais velhos, pois completa anos, no início e os demais no decorrer do ano letivo. Como ele é pequeno, não é um dos maiores da sala, mas também não é o menor e isso fez uma bem incrível na alto estima dele. Eu nunca que podia imaginar!! Como erramos tentando fazer o bem para nossos filhos!

Agora ele está aprendendo praticamente tudo o que já tinha estudado ano passado, mas está valendo super a pena, pois ele se sente muito inteligente e confiante, por já saber quase tudo o que a professora está ensinando. Ele já fala quase todo o alfabeto, se perde em algumas palavrinhas, mas com ajuda vai de A até o Z! Com ajuda, também já conta até 30, ele se perde na contagem de 11 até 17, depois vai embora.

Ultimamente ele perdeu o interesse por quebra-cabeça, coisa que ele adorava com 2 anos. Está na fase de brincar de bonecos e imaginar histórias, tudo com miniaturas. Ele adora o Toy Story, ou adorava... Ultimamente estou percebendo uma nova mudança nos gostos dele. O desenho da vez, é Kung Fu Panda e os Pingüins de Madagascar. Também é fã do filme Carros, que foi o segundo filme que ele viu no cinema.

O brinquedo preferido dele nessa fase de 3 anos, é o dominó. Nunca vi um guriznho pra gostar tanto de jogar dominó. Mas ele só quer ganhar e quando perde, faz um drama. Percebendo isso, faço questão de o deixar perder, para aprender que nem tudo é “ganhar” na vida e as vezes precisamos perder para aprender a ganhar! E tento ensinar isso para ele. Um fofo quando ele repete essas palavras para alguém que perde, quando ele ganha!! Meu orgulho esse meu filho.
E para concluir a retrospectiva da vida do Samuel, ele nunca pediu tanto uma irmãzinha como está pedindo ultimamente. Por ele, eu teria engravidado “ontem”! Mas nem tudo é como queríamos que fosse e ainda não é o momento certo. Talvez ano que vem... ou quando for da vontade de Deus.

Afinal ... “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” Provérbios 16,9

Então, que o segundo filho, venha na “hora certa”!!!





terça-feira, 9 de agosto de 2011

2 aninhos



Um pouco antes de completar 2 anos, ele mudou a preferência de desenho, Cocoricó para Backyardigans. Então era o dia inteiro assistindo Backy. Claro que a festinha de 2 anos, teve como tema Backyardigans!

Dessa vez nos planejamos e fizemos uma festa maior para toda família. E ele adorou! Brincou muito e ficou super impressionado com os bonecos dos Backyardigans da festinha. Minha vó deu para ele todos os 5 bonecos dos Backy igual aos que tinha na decoração. Imagina uma criança feliz!
 Nessa fase de 2 anos, tudo ele queria dos Backyardigans. Desde miniaturas, mochila, caderno, estojo escolar, tudinho do personagem preferido dele.

Troquei-o de escolinha, para ele estudar com a amada e única priminha dele, a Lauryn. Ele ficou muito feliz em estudar com a prima e eu também estava muito satisfeita com a escolinha nova. Vi muitas evoluções nessa escolinha nova. Ele aprendeu a contar até 10, reconheceu a maioria das letras do alfabeto e sabia identificar algumas palavras que começavam com a determinada letra.

Aprendeu também a montar quebra-cabeça e montava com a maior facilidade com até 60 peças. Compramos de 100 peças para ver se conseguia montar, já que 60 peças, para ele era moleza, mas aí ele tinha preguiça. Muitas peças não chamavam a atenção dele, o máximo era 60 peças.

Com 2 anos ele foi no cinema pela 1ª vez! Assistimos Zé Colméia.  Não era exatamente o que eu imaginava para ser a primeira vez dele, mas era o que tinha em cartaz no dia que deu certo de levá-lo. No começo ele achou chato, mas quando começou a ter mais ação, ele nem piscava o olho! Foi uma experiência muito gostosa levar meu filho no cinema. E foi uma maneira de carregar o pai dele para ver se pega gosto por cinema também, pois depois que comecei a namorar e casei, nunca mais tinha ido ao cinema!

Ao final de 2 anos, descobri que ele tinha problema no ouvido. Então era antibiótico em cima de antibiótico e febres altíssimas. Ele simplesmente gritava de tanta dor. Foram meses tratando o ouvido que melhorava e depois de uns dias atacava novamente. Então levei em um especialista que falou que tudo era em decorrência ao refluxo, bendito refluxo que foi tratado muito tarde pela negligência médica do primeiro pediatra. O caso estava tão grave que já saía pus do ouvido, coisa mais feia e teve até uma lesão interna em um dos ouvidos.

Enfim, uma dica muito simples acabou com os problemas constantes de infecção e febres altas com muito choro e dor. O médico especialista no caso, disse para eu jamais dar líquidos em mamadeiras com ele deitado. Ele estava proibido de tomar ou comer algo deitado, toda alimentação deveria ser sentado. Com essa dica simples seguida “a risca”, tudo ficou resolvido. Graças à Deus!

Apenas tenho que cuidar dos dias de vento e proteger o ouvido, pois ele quase não produz cera, que é a proteção do ouvido.

Então mamães de primeira viagem, evitem dar mamadeiras para seus pequenos deitados, para que vocês não passem pelo o que eu passei com o meu pequeno. Fica a dica!


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As novidades do 1º ano de vida e como eu tirei as fraldas dele



Vamos ver se eu lembro...

Antes de entrar na escolinha eu já estimulava ele com brinquedos educativos de encaixe, mostrava os números e letras, tudo bem colorido e de uma forma bem divertida. Ele adorava um joguinho de madeira que tinha letras e números que encaixava. Todos ficavam admirados, pois ele acertava todos. Claro que ele não sabia nem números e nem letras, mas sim decorava qual letra ou número encaixava no desenho correspondente.

Hoje com 3 anos, ele tem uma percepção muito aguçada. Qualquer mudança que eu faço na loja ou em casa, ele percebe tudo. E tem uma facilidade incrível para decorar letras de músicas. Fui muito criticada pela família por dar tão cedo brinquedos educativos para ele, mas não sei se foi tão ruim assim. Acho que a esperteza dele de hoje, um pouco é pelo estímulo desde pequeno.

Quando ele começou na escolinha, tinha apenas 1 ano e 4 meses e lá aprendeu muitas coisas. Foram muitas evoluções, para minha surpresa. Eu não tinha noção do quanto é importante a escolinha na vida de uma criança. Eu pensava que lá ele iria apenas brincar com outras crianças, mas vai muito além.

Em poucos meses ele aprendeu a falar corretamente mamãe e papai. Quando ele entrou, ele já falava algumas coisas, mas tudo muito enrolado. Durante o ano, aprendeu a falar praticamente tudo, enrolado, mas conseguia se expressar para pedir ou reclamar tudo que queria. Foi uma fase incrível ver meu filhote falando tudo.

Aprendeu a contar até 5. O desenho que ele mais gostava de assistir nessa fase era o Cocoricó. Ganhou de presente no Natal o Júlio e o Astolfinho, personagens do desenho, entre outras coisas, que eu nem lembro mais.

Parou de usar fraldas com 1 ano e 11 meses... e foi super simples e fácil. Conversei com ele um mês antes sobre o assunto. Eu dizia que estava muito caro comprar as fraldas, que se ele fizesse xixi e coco no piniquinho sobraria mais dinheirinho, para comprar brinquedos para ele e assim por diante. A cada troca de fralda, eu falava sobre o assunto. Comecei a mostrar que o papai e a mamãe usavam o banheiro e como era legal dar “xau” para o xixi e o coco ir embora. Essa era a parte que ele mais gostava.

Então marquei o dia que ele pararia de usar a fralda e mostrei no calendário para ele. Todo dia eu mostrava para ele, através de risquinhos no calendário, que estava chegando perto o grande dia, que ele seria um moço.

Quando chegou o dia, ele já estava preparado e a minha casa também. Tirei todos os tapetes e coloquei protetor no colchão da cama dele. E eu também estava preparada para encarar essa grande mudança em nossas vidas. E foi fácil, super fácil.

O dia marcado foi numa sábado, pois eu poderia dar maior assistência em casa pra ele. Quando ele acordou, eu tirei a fralda e falei que ele nunca mais iria usar fralda e mostrei como era muito melhor ficar só com a cueca, igual ao papai. Ele amou a comparação.

Claro que ele fez coco e xixi no primeiro dia na cueca e lógico que eu quase desisti, mas fui forte e ele também. Cada vez que ele fazia na cueca eu mostrava o quanto eu ficava triste e quando ele pedia e fazia no pinico, ele ganhava um presente e eu fazia a maior festa. Gritava, batia palmas, jogava ele pro alto e chamava todos para contar e isso o deixava muito orgulhoso e feliz. Fiz vários embrulhos de presentes e coloquei numa caixa e cada vez que ele pedia e não fazia na calça, ele podia ir lá e escolher um presente. E deu certo! No domingo ele já fez poucas vezes na calça. E na segunda menos ainda e na terça nem fazia mais na calça. Fez apenas 1 ou 2 vezes na cama e depois pronto! Tudo voltou ao normal na minha casa. Os tapetes voltaram e eu fiquei muito orgulhosa do meu pequeno que aprendeu direitinho a usar o banheiro.

Próximo post sobre o 2º ano de vida... Aguardem!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Infecção Urinária e o fim da amamentação



Quando ele completou 1 ano e 6 meses, descobri que estava com infecção urinária. Nessa época, eu já estava querendo parar de amamentar, por vários motivos. Primeiro porque a própria pediatra recomendou, para que ele pudesse se alimentar melhor, já que ele preferia mamar a comer. Segundo, porque ele acordava até 3 vezes durante a noite e eu demorava a pegar no sono novamente. Ás vezes entre uma mamada e outra, eu nem havia dormido ainda e isso estava me deixando esgotada, já que eu trabalhava das 07h as 21h.

Mas eu não tinha coragem de tirar o “mamazinho” dele, porque eu adorava aquele momento “mamãe e bebezão”. Entretanto uma infecção urinária muito forte me obrigou a parar de amamentar, pois o medicamento era muito forte.

A minha ginecologista que me ensinou como eu deveria fazer para parar de amamentar. Ela me deu duas opções: usar medicamento para secar o leite ou tentar por meios naturais. Claro que eu optei pelo meio mais natural. Fiquei com medo de tomar o tal medicamento e não poder amamentar o próximo filho, não sei se isso pode acontecer, mas por medo, eu nem arrisquei. Então eu conversei com ele, que já entendia, pois já tinha 1 ano e 6 meses, que eu estava com dodói e não poderia mais dar o “mamazinho” pra ele. Claro que ele chorou e eu fiquei com o coração em pedaços, mas eu sabia que durante o tratamento ele não poderia mamar. Amarrei por uns 5 dias uma faixa nos peitos para não vir mais leite e reduzi os líquidos. Em poucos dias meu leite secou e a falta que eu senti dele mamando, fez com que eu engordasse 5kg em 1 mês.

Isso mesmo, engordei 5 kg quando parei de amamentar! Não sei se isso acontece com todo mundo, ou se foi um sentimento de culpa por ter tirado dele, ou saudade de perder o meu bebê. Afinal como ele já andava e estava começando a falar, o que fazia dele um bebê ainda, era o fato de ainda mamar.

E que saudade que eu sinto de amamentar... 

Por incrível que pareça, após o tratamento eu até mostrei pra ele o peito, para ver se ele ainda pegava, mas ele ficou com nojo. Como pode em poucos dias, ele ficar com nojo do alimento que ele mais adorava!

Hoje com quase 3 anos e meio, ele brinca que é neném e vem no meu colo, fazer de conta que está mamando, mas se eu ameaço abrir a blusa, ele já diz : "ui, mãe que nojo!"